Foto: Marcelo Oliveira (PMSM/Divulgação)
Imagem da história e ilustração vencedoras de 2025.
O talento literário e artístico santa-mariense ganhou novos destaques no XIII Concurso de Literatura Infantil Ignez Sofia Vargas, promovido pela Academia Santa-Mariense de Letras (ASL). A edição de 2025 consagrou como vencedora do texto a professora do município, Caroline Leonhardt Romanowski, autora de “Uma Viagem no tempo: A cidade dos Dinossauros”, e como vencedora da ilustração a designer Luciana de Oliveira Minuzzi, que dará vida ao livro com suas criações visuais.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A entrega oficial das premiações será feita em um jantar festivo da ASL no dia 5 de dezembro, às 20h, em um restaurante de Santa Maria, quando também será lançado o livro vencedor. O 1º lugar de cada categoria receberá R$ 1,5 mil e 50 exemplares do livro editado. As menções honrosas terão direito a certificado de participação.
Histórias que encantam
A narrativa criada por Caroline, que também cursa doutorado em Educação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi escolhida entre 25 textos inscritos. Segundo a comissão julgadora, a historinha se destacou pela criatividade, pelo envolvimento com o imaginário infantil e pela capacidade de despertar o interesse das crianças de 6 a 10 anos, público-alvo do concurso.
Além da obra vencedora, três textos receberam menções honrosas: O Sapo Cururu, de Alexandre Barin; Lia, a Fada que Guardava Silêncios, de Amarildo Luiz Trevisan; e Anna e os Amigos Fora da Tela, de Juliana Roveda Severgnini.
Em imagens
Já na categoria Ilustração, a seleção também reuniu 25 inscritos, dos quais dez apresentaram propostas visuais para o livro vencedor. A comissão avaliadora elegeu como melhor trabalho o de Luciana, cujas ilustrações irão compor a edição impressa da historinha campeã. As menções honrosas ficaram com Matheus Streit Giardin e Cícero Schneider Colusso.
🎶 Siga o perfil de entretenimento do Diário no Instagram
Valorização da literatura infantil
Criado em 2011, o concurso presta homenagem à poeta, escritora e ensaísta Ignez Sofia Vargas (1937–2001), personalidade marcante da literatura infantojuvenil em Santa Maria e sócia fundadora da ASL. Desde então, a iniciativa tem revelado novos autores e ilustradores, ampliando o acervo de obras destinadas ao público infantil. De acordo com a coordenadora do concurso, Rosângela Rechia, a edição de 2025 confirmou a qualidade da produção local:
– Recebemos historinhas e ilustrações muito criativas, o que tornou a escolha difícil. O objetivo do concurso é justamente valorizar o talento da nossa cidade e incentivar a leitura desde a infância.
Regras para os textos
- Tem ser natural de Santa Maria ou residente a mais de 2 anos;
- Texto inédito, com máximo de 45 a 60 linhas;
- Texto dirigido para uma faixa etária de 6 a 10 anos;
- Não pode ter livro infantil editado;
- Não pode já ter sido premiado no concurso;
- A idade mínima 18 anos.
Regras para ilustradores
- Participantes residentes em de Santa Maria;
- Idade mínima de 18 anos.
Leia mais:
- Filme nacional Aba Larga começa a ser filmado nesta segunda-feira em Santa Maria
- Exposição celebra 40 anos de arte de Geraldo Markes na Vila Belga
- Formada na UFSM, atriz Paula Lafayette anuncia retorno ao Brasil após participar de produções em quatro países